Pintura
Seja no papel, seja no papelão ou na tela, a pintura infantil traz diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Não é à toa que é uma das brincadeiras mais populares em escolas, casas ou até outros ambientes, como consultórios que disponibilizam materiais de pintura para distrair a criançada.
Muitos artigos científicos apontam que a arte influencia positivamente desde cedo na vida da criança, como em “Art in Early Childhood: Curriculum Connections, de Jill Englebright Fox e Stacey Berry”.
O pedagogo alemão Friedrich Fröbel, fundador do primeiro jardim de infância, considerava que as crianças que estavam na primeira infância precisam se conectar com a própria arte e conhecer a arte de outros sujeitos. Segundo Fröbel, se envolver com atividades artísticas era fundamental, não porque possibilitava que os educadores identificassem quais crianças tinham habilidades incomuns, mas porque proporcionava “um desenvolvimento completo e de todos os lados”. Fröebel, afirmava que criar arte e conhecer a diversidade de artes que outras culturas têm é essencial para o desenvolvimento completo do sujeito.
1. Estímulo à criatividade: A pintura para crianças é uma das melhores formas de estimular a criatividade. Eles podem escolher quais cores usar, o que vai ser pintado, como organizar o desenho e quais materiais são necessários para a atividade. É uma maneira de expressar sentimentos e pontos de vista por meio da arte.
2. Desenvolvimento sócio emocional:
Quando as crianças manuseiam argila, desenham com giz de cera ou pintam com tinta guache elas sentem uma satisfação emocional. Isso acontece porque as crianças têm um controle com os materiais que elas estão utilizando e da autonomia que exercem através das inúmeras situações de criar e recriar. Essa liberdade de escolha que envolve a autonomia de selecionar os recursos que vão usar são oportunidades valiosas que as crianças conquistam, visto que essa determinação é o ponto de partida para decisões independentes. Conforme R. Craig Sautter, no artigo publicado por ele, An Arts Education School Reform Program, retrata que as crianças quando estão expostas a atividades em grupos com os coleguinhas na sala de aula, dando resposta aos trabalhos umas das outras, possibilita a construção da autonomia de ambas. Esse contexto auxilia as crianças envolvidas na aceitação de críticas e elogios do outro. Já ouviu a frase “a arte imita a vida”? Ela é perfeita para explicar a influência da pintura para crianças e o desenvolvimento emocional delas. Por meio das artes, elas conseguem expressar o que estão sentindo e como veem o mundo. Isso é extremamente positivo e incentiva a criança dividir sentimentos e incômodos com todos à volta.
3. Desenvolvimento cognitivo: Criar um desenho ou uma imagem é a consequência de várias reações do cérebro. Pensando que a criança está em uma fase de desenvolvimento, a pintura estimula o desenvolvimento cognitivo, já que elas precisarão decidir as melhores alternativas para fazer a atividade. Essa organização acompanha todas as fases e será muito importante no futuro, quando elas precisarem fazer tarefas escolares.
4. Desenvolvimento motor: Quando a criança pinta precisa usar o corpo da melhor maneira para criar as imagens que quer representar. As mãos são os principais membros utilizados para isso. Elas têm que aprender a coordenar os movimentos, tanto em uma escala maior, como segurar pincéis, lápis e giz, quanto para colocar detalhes nos desenhos. Quando a criança faz o movimento com os braços para desenhar ou pintar auxilia com a coordenação e a força. Os movimentos com os dedos e mãos que as crianças utilizam para cortar com a tesoura, desenhar e pintar em áreas pequenas desenvolvem destreza e o controle na coordenação motora fina. Segundo Koster, atividades artísticas auxiliam no desenvolvimento da coordenação olho-mão. Além disso, a coordenação é importantíssima para diversas atividades no contexto escolar, um exemplo disso é na formação de letras.
A motricidade é uma habilidade muito importante na educação infantil, visto que é nesse estágio que a criança desenvolve as capacidades de controle e entendimento do próprio corpo. Por isso, que atividades que envolvem pintura são extremamente importantes para o desenvolvimento dessa habilidade. A criança não precisa necessariamente pintar “corretamente”, entretanto quando o indivíduo busca fazer essa atividade de forma adequada é uma experiência positiva para que mais à frente consiga fazer atividades mais complexas.
5. Trabalha a percepção espacial: A percepção espacial é a captação do que está em volta e como se posicionar fisicamente no ambiente que está inserido. Quando a criança ainda é pequena ela aprende os princípios básicos de: perto, longe, alto, baixo, longo e curto.
Então, as atividades de pinturas são importantíssimas para trabalhar esses aspectos com as crianças. Além disso, não são apenas atividades com os pincéis que devem ser oferecidas para as crianças, pois nesse contexto também é interessante possibilitar outras formas de ter contato com a pintura, como trabalhar com as mãos e os pés.
Commentaires